logo

Pesquisa busca identificar soluções de incentivo à transparência pública


Pesquisa busca identificar soluções de incentivo à transparência pública

Reunir soluções de governo aberto promovidas por órgãos públicos e sociedade civil. Esse é o objetivo de uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) e os órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). A coleta de dados vai até o dia 9 de setembro.

O levantamento faz parte da primeira ação da Estratégia Nacional. Para isso, busca avaliar a transparência nos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas. A partir do estudo, será construído um catálogo, que reunirá diversas iniciativas de incentivo à transparência pública e acesso à informação.

A ideia é que o documento seja consultado pelos entes públicos interessados no tema ou que necessitem de apoio na área. A pasta espera ampliar as oportunidades dos gestores na adoção de medidas de transparência e facilitar o acompanhamento das informações sobre a aplicação dos recursos públicos pela sociedade.

Primeira edição

O ano de 2015 marcou a primeira edição da pesquisa, cujo resultado foi o 1.º Catálogo de Fomento à Transparência. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aparece no documento como instituição que disponibiliza essas iniciativas e auxilia os Municípios.

Confira o 1.º Catálogo aqui

Fonte: CNM