logo

Servidores municipais podem participar de capacitação sobre planos de resíduos sólidos


Servidores municipais podem participar de capacitação sobre planos de resíduos sólidos

Os servidores municipais interessados em participar do curso à distância Orientações para Elaboração de Planos de Resíduos Sólido já podem fazer inscrição on-line para garantir vaga. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que a capacitação sobre esse importante instrumento legal, fundamental da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é voltado para técnicos locais de Municípios com menos de 20 mil habitantes. 

A capacitação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com carga horária de 20h, será entre o dia 4 de agosto a 7 de setembro, em plataforma virtual e sem tutoria. O objetivo da agenda é transferir aos alunos conhecimentos e técnicas que permitirão desenvolver, com mais segurança, planos de gestão de resíduos sólidos – que é uma das diretrizes da Lei 12.305/2010. A partir da iniciativa e com metodologia de fácil entendimento, o governo pretende tratar o tema com os Municípios de pequeno porte – maioria no Brasil. 

A CNM ressalta a importância da capacitação contínua do corpo técnico Municipal, para melhor atender às demandas da gestão ambiental municipal e o alinhamento das políticas públicas nacionais com as locais. Além disso, lembra que a elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim, o conselho da entidade é para que os servidores municipais aproveitem todas as oportunidades de capacitação voltadas a demanda. 

Portal Servidor/BAProcura
Isso, porque segundo a Confederação, mesmo após quase seis anos da promulgada lei que instituiu o PNRS, menos de 40% dos Municípios possuem os referidos planos devido a dificuldades técnicas e financeiras. Apesar do visível esforço dos governos locais em tentar elaborá-los. Um exemplo disso é a procura pela capacitação. 

Segundo informações do próprio MMA, salientadas pela CNM, o curso do ministério sobre elaboração de planos de resíduos tinha previsão inicial de mil vagas, mas estas se esgotaram no mesmo dia, o que evidencia o quanto os servidores públicos municipais estão ávidos por capacitação. Outras mil vagas foram disponibilizadas e as inscrições seguem abertas. Por conta da demanda, a Confederação sugere ao ministério que promova o curso continuamente, com consideráveis vagas e pequenos intervalos entre uma turma e outra. 

Inscrições  e mais informações aqui

Fonte: CNM