Mais de 1,4 mil denúncias de propaganda eleitoral ilegal foram recebidas neste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Segundo o TRE-MT, as denúncias foram recebidas através do aplicativo Pardal – sistema que permite envio de denúncias atr
O TRE-MT recebeu 1.492 denúncias de propaganda eleitoral antecipada e/ou irregular e outros crimes eleitorais relacionados as eleições 2016. Só em Cuiabá são 263 denúncias registradas.
As denúncias de propaganda irregular em banner, cartazes, faixas, outdoor e placas são as mais frequentes, com 838 registros. Em seguida vem as denúncias de propaganda em redes sociais com 184. Já a propaganda em sites conta com 35 notificações. O uso da máquina administrativa consta em 166 denúncias e compra de votos, 79.
O aplicativo foi implantado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso com o objetivo de fortalecer a democracia e lisura do pleito. Por meio do aplicativo, o usuário pode denunciar a realização de propaganda eleitoral irregular e quaisquer outras formas de corrupção. O ilícito é registrado por meio de fotografia, vídeos e textos.
As denúncias, anônimas ou não, são recebidas pela Ouvidoria Eleitoral do Estado de Mato Grosso, que encaminha os conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para a realização das diligências e/ou apurações das responsabilidades devidas. As denúncias podem ser realizadas também pelo telefone 0800 647 8191.