logo

Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher


A ação teve como tema principal “A violência contra a mulher, as formas, os impactos físicos e mentais e a importância das forças de segurança pública na proteção das vítimas e prevenção de casos de violência” e foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Figueirópolis d`Oeste, através da equipe multidisciplinar da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Auxiliadora Bossa da Cunha e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Senair Gonçalves da Silva.

Por Assessoria de Comunicação

Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher

A Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, realizada na segunda semana de março de 2024, pela Secretaria Municipal de Educação de Figueirópolis d`Oeste, através da equipe multidisciplinar da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Auxiliadora Bossa da Cunha e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Senair Gonçalves da Silva, teve como tema principal “Violência contra a mulher, as formas, os impactos físicos e mentais e a importância das forças de segurança pública na proteção das vítimas e prevenção de casos de violência”. Durante a semana, realizaram-se ações que visam prevenir a ocorrência de violência contra a mulher e, sendo o caso, o encorajamento a denúncias. Foram enviados vídeos e panfletos eletrônicos informativos para os pais, funcionários e para sociedade civil sobre a importância do combate à violência contra a mulher e a necessidade de denúncias de casos de violência, além disso, reforçaram-se os dispositivos de proteção a mulher, como a Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006) e a lei que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a mulher (Lei n.º 14.164/21). 

No decorrer da semana, houve reflexões e diálogos com os alunos sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e pessoas vulneráveis. Além disso, os estudantes participaram da confecção de cartazes e trabalhos em grupos em sala de aula.  No dia 08 de março foi realizado o “dia D”, onde profissionais e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Auxiliadora Bossa da Cunha e todos os estudantes do ensino fundamental I e profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Senair Gonçalves da Silva, participaram de palestras ministradas pela Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, sobre a temática. 

A ação contou com o apoio do Cel. PM Dr. Marcos Antônio Guimarães do 12º Comando Regional da Polícia Militar, que enviou a Tenente Jucemara Luzia Prado, palestrante do período matutino e demais força policial de Pontes e Lacerda, e o 12º Comando Regional Local: Núcleo de Polícia Militar - Figueirópolis d'Oeste, Sargento Sidnei Aquino de Jesus e demais policiais do comando local. A Polícia Judiciária Civil, através do Delegado Dr. João Paulo Berté, da Regional de Pontes e Lacerda–MT, disponibilizou as policiais Isadora de Almeida Costa, Núbia Francielli F. Gusmão Bravo e Fernanda Tamara de Souza e Silva Mota, que palestraram no período vespertino. Ações como essa visam conscientizar toda a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher e geram reflexões para um mundo melhor.