logo

Figueirópolis d oeste completa 43 anos de fundação


Figueirópolis d oeste completa 43 anos de fundação

O município de Figueirópolis D’oeste completa nesta quarta-feira (19) 43 anos de fundação. A cidade possui aproximadamente 4 mil habitantes e está localizada a 406 km da capital de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º26`42" sul e a uma longitude 58º44`25" oeste, estando a uma altitude de 300 metros e possui uma área de 899 km².

A família Figueiredo ocupou-se da colonização da região de Figueirópolis, tendo a frente o bravo desbravador e pioneiro paulista, José Joaquim de Azevedo Figueiredo.

A história do município se confunde com a da família Figueiredo, haja visto que o próprio nome da cidade, Figueirópolis, é referência ao seu sobrenome. Trata-se de homenagem ao ato de pioneirismo demonstrado por valorosos homens e mulheres que criaram uma cidade numa região até então inóspita e indevassável.

Em 1978, foi instituído o distrito de Figueirópolis. O município foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 5.015. Foi acrescentado o termo "d’Oeste" para localizá-lo geograficamente em relação ao Estado de Mato Grosso e diferenciá-lo de município homônimo no Estado de São Paulo. Sua economia é baseada na pecuária de corte e leiteira, mas começa a desenvolver atividades de piscicultura.

A cidade possui um clima tropical subúmido, que compreende dois períodos bem definidos: as chuvas e a estiagem. As chuvas começam na primavera e vão até o final do verão, a estiagem começa no outono e vai até o final do inverno. Frentes frias unidas à massas de ar polar fazem com que as temperaturas possam chegar a menos de 10ºC durante as madrugadas, não ultrapassando os 15ºC durante o dia, entre os meses de maio a setembro. Geadas são raras registrando-se uma a cada cinco anos em média. Os meses mais quentes compreendem de setembro à novembro, quando a temperatura pode alcançar os 40ºC, sendo frequentes dias com 37ºC. A maior precipitação de chuvas ocorre nos meses de verão.