logo

IBGE indica: 3/4 dos brasileiros com menos estudo desconhecem programas sociais


IBGE indica: 3/4 dos brasileiros com menos estudo desconhecem programas sociais

Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, que mapeou o acesso ao Cadastro Único para programas sociais e ações de inclusão produtiva, foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 6 de julho. Os dados indicam que 3/4 dos brasileiros com menos estudo desconheciam os programas sociais oferecidos pelo governo federal. Além disso, daqueles que ganhavam até 1/4 de salário mínimo 15,6% foram entrevistados para terem acesso a algum benefício -  Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec ou Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Entre os que tinham de zero a menos de quatro anos de instrução, apenas 24,6% conheciam os programas. A parcela de população que mais conhecia a existência dos principais programas sociais do governo federal era a que detém 11 anos ou mais de estudo: 41,6% dessa faixa da população. Entre aqueles com instrução intermediária, de quatro a sete anos de estudo, os programas são conhecidos por 21,2%, e entre os que detêm de oito a dez anos de estudo, por 12,6%. 

O grupo que tinha de zero a menos de quatro anos de estudo também tinha a maior proporção entre aqueles que já foram entrevistados para entrar no cadastro federal: 30,7% disseram ter iniciado o processo. A entrevista ocorre após a inscrição e é um passo anterior à concessão efetiva do benefício. De acordo com o levantamento feito pela primeira, as pessoas que não conheciam nenhuma porta de entrada para os programas sociais, 11,5%, ganhavam até meio salário mínimo – justamente a faixa de renda público-alvo dos benefícios. 

CadÚnico
"O conhecimento da existência do Cadastro Único ou dos principais programas sociais do governo federal estava atrelado à maior instrução da população [acima de 11 anos de estudo], enquanto a tentativa de acesso ao Cadastro e sua efetiva ocorrência tendem a atingir domicílios nos quais moradores possuíam menor grau de instrução", informou o Instituto. 

Em 2014, havia 67 milhões de domicílios no país e, em 59,4% deles, havia conhecimento do cadastro único. Em 6,3% dos domicílios, não havia conhecimento do cadastro único e nem dos programas sociais federais. Esse desconhecimento era menor no Nordeste, região onde essa fatia era de 4,7%. E era maior no Sul, de 7,2%. 

Agência CNM, com informação do IBGE e do Valor