Pesquisas buscam traçar o perfil ambiental e produtivo de Mato Grosso

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, por meio da coordenação de Articulação e Desenvolvimento Regional, está realizando uma pesquisa junto aos gestores municipais sobre a cadeia do leite no estado. O questionário eletrônico busca levantar informações sobre a origem, comercialização e industrialização dos produtos derivados do leite. Os dados irão subsidiar a elaboração de projetos e direcionar investimentos para o fomento do setor.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, explicou que a pesquisa deve se transformar em um diagnóstico da produção leiteira de Mato Grosso. A intenção é que, após o levantamento, a Associação disponibilize projetos de industrialização que atendam essa cadeia produtiva. As propostas serão apresentadas ao comitê gestor, para que o Governo do Estado viabilize recursos para investimentos no setor.  “A produção de leite em nosso estado tem um volume relevante e fomentar essa produção contribuirá para o fortalecimento da agricultura familiar nas regiões”, reforçou.

O coordenador de Desenvolvimento Regional, José Antônio Pinheiro, que coordena o trabalho de pesquisa junto aos municípios, ressaltou que a utilização do meio eletrônico para levantar essas informações deve dar celeridade no processo. A equipe técnica da coordenação está monitorando a realização da pesquisa para avaliar a evolução do trabalho durante os 20 dias de aplicação. Caso algum município deseje ter acesso aos dados, é preciso entrar em contato com a instituição pelo telefone (65) 2123-1279 ou pelo e-mail amm.cdr@gmail.com .

Gestão Ambiental

A AMM e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), por meio do Programa de Qualificação Ambiental (PQGA), também estão consultando os prefeitos, secretários e técnicos municipais sobre as ações de preservação e gestão ambiental desenvolvidas. A pesquisa também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o analista do Ibam, Leonardo Mello, a pesquisa irá reunir informações da base, abrindo uma frente de estudos para melhorar a gestão do meio ambiente nos municípios. O objetivo é apontar caminhos para erradicar ou minimizar as problemáticas enfrentadas pelos gestores municipais, além de facilitar a intervenção de politicas públicas dos Governos Estadual e Federal.